A ESCRAVIDÃO DOS ENTRETENIMENTOS VISUAIS E VIRTUAIS!

Nessa reflexão apresento três palavras “PRIORIZAR, ORGANIZAR, PLANEJAR”  três palavras que podem fazer você se libertar da escravidão dos entretenimentos que roubam  nosso tempo.

Tenho observado uma grande multidão de escravos dentro de nossas Comunidades, infelizmente estamos tão cegos que não percebemos o tempo inútil que desperdiçamos todos os dias com futilidades, estava vendo uma matéria sobre esse assunto e um especialista disse que hoje as pessoas reclamam de não ter tempo para realizarem todas as suas tarefas diárias, mas não percebem o tempo de perdem com a escravidão dos entretenimentos….

Note que adquirimos o habito de olhar por várias vezes ao dia nossa pagina do faceboock, ficamos deslizando o dedo na tela do celular em pura ociosidade.  Usamos o entretimento como um mecanismo de fuga para nos distrair de ambientes e trabalhos que nos dão tédio e esse comportamento se estende em nossos relacionamentos, esses dias vi dois jovens dentro do carro no escuro, mas para minha surpresa eles não estavam fazendo nada, alias estavam, os dois estavam com o celular na mão se distraindo com o Whatsapp.  Dizia ainda esse especialista em comportamento humano que se você esta desenvolvendo uma atividade e para por poucos minutos para se conectar a uma rede social, você demorará 30% mais de tempo para concluir o seu projeto. E que sem perceber perdemos horas conectados e poderíamos estar fazendo outras atividades como dormir com mais qualidade por exemplo.

É uma vergonha que muitos tenham feito à experiência da salvação em Jesus e foram libertos do Inferno, mas não do uso abusivo da televisão, do celular, do falso entretenimento que se torna vício. Fico imaginando se fizermos a proposta que o Pastor David Wikerson fez quando queria dedicar mais tempo para Deus, deixar de ver televisão por menos duas horas para se colocar em oração.  Seria uma confusão na Comunidade!

É incrível a quantidade de pessoas dentro da Casa de Formação, mas que seus corações estão em Nárnia.  Note que as pessoas ficam desesperadas quando se aproxima do horário de seus programas preferidos e o grupo de oração não acaba. Alguns chegam ao ponto de faltarem importantes reuniões, outros ficam com os celulares conectados as mãos, dando aquela famosa espiadinha, dispersos diante da palavra pregada.

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (Gálatas 3.3).

Infelizmente hoje o futebol se tornou mais do que uma paixão nacional, se tornou uma religião. Notem como cresce o numero de fiéis torcedores, aqueles que comprometem com a renda de seu bolso para promover o time do seu coração. Como cresce o numero de fanáticos e apaixonados que chegam ao ponto de brigar, discutir e até se matar pelo resultado de uma partida de futebol. Muitos sabem todas as datas, escalações, títulos, outros viram todas as novelas e sabem o nome de todos os atores, mas não conhecem a Cristo e sua palavra com profundidade por alegarem não ter tempo.

As novelas afrontam radicalmente o protótipo de família Cristã, em suas cenas esbanjam adultério, roubos, mentiras, drogas, homossexualismo… Não posso me conformar que homens e mulheres cheios do Espírito Santo possam aprovar uma devassidão moral tão grande dentro dos lares de suas casas e deixar que esses meios deformem seus filhos e relacionamentos.

Nesse conjunto de distrações vivemos dando desculpas esfarrapadas: Não tenho tempo para rezar, ler a bíblia, se dedicar a leitura de um bom livro, para missão… O que é um grande paradoxo, isso porque a obra de Salvação que Cristo realiza em nós por meio do Espírito Santo inclui necessariamente a libertação de toda escravidão.

 “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”, Jo 8.36. “Foi para liberdade que Cristo nos resgatou” (Gl 5.1).

Todavia, na prática milhares e milhares de pessoas alcançam uma liberdade que não é integral, como na verdade deveria ser. Diante dessa realidade triste e perversa, não podemos conformar com o mundo, mas devemos transforma-lo pela nossa maneira renovada de pensar, julgar e agir. Não podemos cair na cilada do inimigo. E de livres retornarmos a escravidão, como homem carnal que é seduzido por suas paixões desenfreadas.

Quero apresentar três elementos para que você possa aproveitar mais seu tempo.

Guarde bem essas três palavras: Prioridade, organização e planejamento.

O que é prioridade em sua vida?  Quais atividades são de extrema urgência e não podem ser negligenciadas?

Traga essa pergunta para sua rotina diária, por exemplo: Oração pessoal, leitura bíblica, estudo, trabalho, namoro. Se por acaso essas forem suas prioridades, comece a compreender que elas não podem ser negligenciadas. Se você esta estudando para um concurso, cursinho, ou alguma prova de faculdade, o momento de entretenimento deve vir só depois e como recompensa pela sua dedicação e disciplina.  O mesmo vale para sua vida espiritual, diz o Padre Jonas que aprendeu a não comer de manhã enquanto não fazia sua oração pessoal e lia por 30 minutos a bíblia. Se ficar sem o celular por esse tempo parece impossível, saiba que a rotina pode criar bons hábitos.

Segundo: Organize suas atividades e horários.

O nosso dia tem 24 h, preciso saber dividi-lo em pedaços para que todas as atividades sejam cumpridas com eficácia. E se por acaso houver imprevistos as mesmas não gerem tanto prejuízo.

Terceiro: Planeje como executa-los.

Exemplo: Que horas vou rezar? Uma vez que você encontrar o melhor horário no seu dia, não coloque outra atividade por nada, afinal lembre-se rezar é uma atividade prioritária se Jesus é o salvador e Senhor da minha vida.

Encaixe suas atividades e planeje como executa-las, por meio delas você poderá configurar o tempo disponível para entretenimento e também para o sono.  Fica a exortação, quem tem ouvidos ouça!

Precisamos vigiar e estar sóbrios pois é chegada a vinda do noivo, que virá como um ladrão. Precisamos nascer de novo “outra vez”, precisamos de uma nova libertação, precisamos voltar ao primeiro amor urgentemente para estarmos preparados para o grande dia.

A Princesa Isabel proclamou a Lei Áurea, que fez dos escravos-escravos pessoas livres. Os meios de entretenimento proclamaram a Lei Torpe, que está fazendo das pessoas livres escravas, não caia nessa kbçaum!.

Vem, Espírito de Deus, transformar os livres-escravos em escravos-livres, antes que o Senhor Jesus volte. Aleluia!

Leave a Reply


2 + 6 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas