Qual a visão Cristã católica sobre a homossexualidade?
#EsclarecendoDuvidas A Igreja não é a favor da homofobia, mas é contra o homossexualismo. A respeito dos homossexuais a Igreja diz que eles podem chegar a santidade se optarem por abraçar a cruz (vontade de Deus) vivendo a castidade.
HOMOSSEXUAL, HOMOSSEXUALIDADE E HOMOFOBIA; ENTENDA O SIGNIFICADO DESSAS TRÊS PALAVRAS, PARA ENTENDER O QUE A IGREJA FALA SOBRE;
Confira esse ensino na íntegra
HOMOSSEXUAL: Pessoas que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo.
• Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. “Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta”. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.
§2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.
HOMOFOBIA: significa aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais. A Igreja é contra, esse ato violenta o primeiro mandamento, amar a Deus como o próximo a si mesmo.
HOMOSEXUALIDADE: Apoiando-se na Sagrada Escritura (Cf Rm 1,26-28), que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados”. São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados. (CIC §2357);
Se me perguntasse; você acolheria um homossexual em seu grupo de oração? Diria, sim!
Deus o ama de maneira incondicional; e esse Deus que nos ama, tem um projeto para cada um de seus filhos amados (Cf Jr 29,11) A felicidade. Mas existe uma barreira que nos impede de experimentar o amor incondicional de Deus, o pecado. O pecado nos afasta de Deus, mas não afasta Deus de nós, “todos” nós precisamos de conversão, somos chamados a viver a castidade e lutar por nossas fraquezas todos os dias de nossa vida para chegarmos a santidade. Aqueles que são homossexuais e desejam viver uma vida cristã coerente com o Evangelho, contem com minhas orações e ajuda, em partilhas e orações, percebo que hoje existem muitas pessoas distorcendo o que a Igreja diz, para criarem aversão a palavra de Deus.