Falando sobre Liderança, destruindo o grande mito!
Muitas pessoas que são chamadas por Deus, resistem ao chamado por causa de conceitos equivocados em relação ao exercício da liderança, a configurando com os mesmos requisitos do que o mundo propõe, capacitação, boa indicação (QI), formação qualificada, aparência física… Alguns chegam a dizer eu não posso servir a Deus porque: Deus escolhe “os melhores” os mais experientes e capacitados para liderança.
Temos a tendência de achar, que “quando Deus quer nomear um líder, Ele procura e escolhe aquele que têm um especial dom de sabedoria e uma profunda espiritualidade adquirida no correr dos anos. Isto explica porque Deus escolhe alguns e rejeita a outros”. Esta afirmação é um grande engano.
Vamos ver em toda bíblia que Deus faz justamente o contrário, Ele chama pessoas comuns, para realizar obras extraordinárias. Confira essa meditação na íntegra, Deus vai falar ao seu coração!
Alguns exemplos:
Abraão: Deus chama um velho de 75 anos e fala que vai dar para ele um filho. Detalhe sua esposa era estéril e já tinha 65 anos.
Moisés: A bíblia diz que Moisés tinha 40 anos e cuidava das ovelhas do seu sogro. Moisés tinha 40 anos e não tinha uma ovelha, Moisés não era ninguém, não tinha uma identidade, não era Egipicio nem Hebreu, Deus vem e chama Moisés para ser profeta libertador, sua missão era falar com o faraó, detalhe Moisés era gago.
Davi: O oitavo filho de Jessé, quando Samuel foi a casa de Jessé, Davi era o único que não estava a mesa para o jantar. Para um Judeu a mesa é o lugar mais importante, Davi estava longe no meio do rebanho cuidando das ovelhas, para ele só iria sobrar o resto. O que Deus faz? Ordena a Jessé que ninguem coma engranto Davi não chegar, é meu irmão, o homem vê aparência, mas Deus vê o coração (cf 1Sm 16,7).
Por isso o Henri Nouwen faz uma afirmação essêncial:
Se a liderança cristã quiser ser verdadeiramente frutífera, terá que deixar o campo da eficiência e competência estritamente técnica e passar para o campo sobrenatural. (Henri Nouwen).
Precisamos compreender que quando Deus nos chama ele nos capacita, todo líder é revestido de uma autoridade espiritual. (Ef 4,11-12). “Capacitou”
Definir a autoridade espiritual é como tentar precisar o significado de unção.
A unção é uma capacitação, uma potencialização da graça que já esta em nós pelo Batismo.
Quando Deus chamou Gedeão o anjo lhe falou: “O Senhor está contigo, valente guerreiro!” “Vai, e com essa força que tens livra Israel da mão dos madianitas. Sou eu que te envio” Gedeão começou a reclamar dizendo: “Por favor, meu senhor, como poderei eu libertar Israel? Minha família é a mais humilde de Manassés, e na casa de meu pai eu sou o último”. O Senhor novamente lhe respondeu: “Eu estarei contigo, e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”. (Cf Jz 6,12-16).
Ou seja quando Deus nos chama ele confere a nós unção para realizar a sua obra.
A unção serve para quatro coisas:
1) Para você fazer o que jamais faria.
2) Para que você possa ter o que jamais teria.
3) Para você chegar onde jamais chegaria.
4) E principalmente para você ser, quem jamais seria.
A liderança cristã não é o produto de técnicas de liderança, nem de eleição ou nomeação, nem de características de personalidade. É antes de tudo o resultado da vocação e envio, que chamamos de unção.
Por isso se você se sente chamado por Deus para serviço a serviço da Evangelização não tenha medo, se abra ao mover de Deus ele te dará a unção para que você possa realizar obras extraordinárias por meio do seu Santo Nome.
Não podemos contar com nossas forças, precisamos nos despojar inteiramente nas mãos de Deus! É ele quem faz, nós precisamos apenas nos lançar nos seus propósitos.