O chamado de Eliseu (1 Rs 19.16;19-22)
(1 Reis 19.16;19-21) O chamado de Eliseu
O chamado de Deus sempre gera crise, quem decide segui-lo deve estar disposto a deixar algo para trás. Mas para aqueles que se abrem ao chamado de Deus são revestidos com “a capa” uma prefiguração do Espírito Santo que nos dá consciência do chamado, e nos capacita para a missão com uma nova unção. Confira essa meditação na íntegra, Deus tem um chamado profético para você.
Terminando o ministério de Elias, Deus o envia para ungir Eliseu como profeta no seu lugar.
Algumas considerações:
- Eliseu era filho de Safat – Safat era um dos 7.000 homens que não dobraram os joelhos diante de Baal.
- Eliseu foi formado desde pequeno pelos exemplos de seus pais, aprendeu a seu fiel a Deus e andar em sua palavra. (Pr 22,6) Ensina o adolescente quanto ao caminho a seguir; e ele não se desviará, mesmo quando envelhecer.
- Eliseu aprendeu em casa a ter caráter, ser honesto e trabalhador, essas qualidades o fizeram ter um coração agradável a Deus.
- Esse texto fala do chamado de Eliseu – Algo que é normativo na escritura é que Deus nunca chama os desocupados e preguiçosos, mas aqueles que têm disposição para por o coração em sua obra.
Isso porque a única filosofia que existe sobre a liderança espiritual é o servir. Ser líder não é ter um cargo, ou mandar, mas estar continuamente em serviço. (Mateus 20.26) Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve. Notem o (v.21) Eliseu se pôs a serviço de Elias.
- Em Eliseu percebemos três grandes virtudes de alguém que está sendo preparado para ser um grande líder espiritual:
1º Retidão de coração – 2º Obediência 3º Disponibilidade para seguir
Virtudes não são dons precisam ser exercidas constantemente. O dom é dado sem esforço é graça, favor imerecido, a virtude é conquistada com ascese, mortificação e renuncia.
Elias tinha essas predisposições para ser o sucessor de Eliseu, mas faltava-lhe algo.
3) Faltava-lhe o chamado de Deus – ninguém pode seguir a Deus sem ser escolhido por Ele, Deus escolhe aqueles que ele quer, a liderança é fruto do chamado de Deus. “ Não foste vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi..(f Jo 15.16).
– Quando Deus nos chama ele capacita não precisamos ter medo. (cf Ef 4,11-12). Paulo usa de dois verbos quando fala dos diversos ministérios na Igreja: 1) Deus os escolheu 2) Deus os capacitou.
4) O problema é que o chamado de Deus sempre nos colocará em crise.
Para segui-lo precisamos deixar algo para trás. (cf Mc 8,34). Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!
Por isso Eliseu ao perceber o seu chamado corre para se despedir dos seus pais. Eliseu é uma oposição ao jovem rico. O jovem rico tinha um grande chamado de Deus, tinha grandes virtudes “observava todos os mandamentos”, mas o abafou o chamado porque era apegado em suas posses.
Aprendo que crescemos na vida espiritual não quando escolhemos, mas quando renunciamos. Quanto maior for o seu chamado, a unção e o grau de santidade que você desejar chegar, maior será sua exigência, a radicalidade do evangelho, exige renuncia, obediência e despojamento total ao plano de Deus.
(v.20-21) Eliseu se despediu de seus pais e automaticamente destruiu “todos seus apegos” Eliseu fez um churrasco. Elias apenas recorda o jovem “Lembra-te o que te fiz”
- O que Elias fez?
(v.19) Lançou sobre ele o manto.
O manto era a identidade do profeta Eliseu. Note que Eliseu toma conhecimento do seu chamado, quanto o manto foi lançado sobre ele.
O manto é a fonte de sua autoridade. (cf 2 Reis 2.8). Quanto Elias esta prestes a ser arrebatado Eliseu pede uma porção dobrada do seu Espírito, o que Elias fala para Eliseu: (cf 2 Reis 2,12-14).
No livro de Rute o manto era sinal de resgate.
Quando uma mulher ficava desamparada pela morte de seu esposo, o resgatador lançava-lhe o manto, o adquirindo como sua propriedade. (Rute 3.9) Disse: “Quem és tu?” Ela respondeu: “Eu sou Rute, tua serva. Estende sobre a tua serva a barra do teu manto, tu és redentor!”
Quando Elias lançou o manto sobre Eliseu, Elias estava envolvendo a vida de Eliseu com autoridade espiritual. Dando-lhe identidade, autoridade e pagando seu resgate.
Em (cf Lucas 24.49) Jesus exorta os discípulos a permanecer em Jerusalém até serem revestidos com a força do alto. Jesus é o novo Elias que hoje passa, para lançar sobre nós o seu manto: “O Espírito Santo”
Hoje Jesus quer lançar sobre nós o seu manto. Façamos como a mulher com hemorragias que dizia: Se eu apenas tocar na franja de seu manto ficarei curada (Mc 5,28).