Uma unção para derrubar gigantes “o combate de Davi x Golias”

(1 Sm 17, 1 ss) A luta de Davi com Golias é uma prefiguração da luta de Jesus contra o demônio.  Assim como Jesus, Davi também é impulsionado ao deserto, para enfrentar Golias.  Interessante no versículo 16, o autor sagrado relatar que Golias afrontava Israel por 40 dias, os mesmo tempo que Jesus foi provado no deserto.  Isso porque o numero 40 simboliza totalidade, uma geração e também uma vida.

Esse texto já nos ensina logo de cara que, recebemos a unção do Espírito para derrubarmos gigantes por toda nossa vida.  Em Rm 8,13 Paulo ensina que é pelo Espírito, matamos todo procedimento carnal. E em Efeso 6,12  Pois a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo tenebroso, os espíritos malignos espalhados pelo espaço. Logo compreendemos que á experiência do batismo no Espírito Santo nos levará ao mesmo combate espiritual.   

 Gostou? Confira essa mensagem profética na íntegra.

Os três metros de altura do Gigante!

Outro ensino do texto é que o gigante Golias tinha três metros de altura, o Papa Francisco em uma de suas homilias destacou que e na vida Cristã nós também temos três inimigos:  O demônio,  o mundo, e as paixões da carne”.

O primeiro é o diabo – Sobre o diabo  disse o Papa, ele não é uma força, é uma Pessoa que deseja nos destruir: “o diabo não nos lança flores”, mas “flechas em chamas” para nos matar.

O segundo  é o mundo:   O mundo é essa mentalidade mundana totalmente avessa ao projeto  de Deus, mentalidade que entra como uma fumaça dentro da própria Igreja, causando divisão, escândalos, maledicência, ódio  e aversão a palavra de Deus, o que Paulo chama de mistério da impiedade.  (Rm 1,18-31).

Terceiro são as paixões da carne:  As paixões da carne são nossas feridas do pecado original.  Vícios, maus hábitos, vaidades, orgulho, inveja, impurezas, tudo aquilo que nos afasta do projeto de salvação.

Esse gigante de três metros, todos os dias avança contra o povo de Deus, para gerar uma paralisia  espiritual em nós, semelhante ao exercito de Saul, que ficaram com tanto de medo de Golias que não se moviam para o combate.

E a vida Cristã é combate, se omitir e não combater esse gigante é negar o Espírito Santo que move em nós.

  Mas afinal quem deveria lutar contra Golias?

A unção para vencer os filisteus foi dada a Saul, mas como Saul de omitiu e cometeu sucessivos pecados,  Davi assume o protagonismo da história.

Quero te perguntar: Você quer ser um Davi, ou um Saul?

Se você quer ser como Davi, você precisa se posicionar, KBÇAUM!   Prepare tua alma para provação (Eclo 2). Pois a vida Cristã é um combate permanente, até o ultimo dia da sua vida você terá que vencer as tentações.

(1 Sm 17,32) Então Davi aceita o desafio!

Mas quais os motivos que levaram Davi a aceitar o desafio?

Davi aceita esse desafio, por causa de quatro motivos:

O amor que ele tinha pela sua comunidade, que sofria uma grande humilhação ( 1 Sm 17,24). Nós somos um corpo, quando eu venço, nós vencemos, quando eu perco nos perdemos. (Ex 17,11) Enquanto mantinha a mão levantada, Israel vencia, mas quando abaixava a mão, vencia Amalec.

2ª Davi tinha experiências profundas com Deus. (1 Sm 17,34-35).

Experiência que ninguém vê, só ele e Deus, experiência profundas com Deus são produzidas em nossos quartos, em nossa vida de oração pessoal. É la que Deus vai te fechar a boca do leão.

Davi  tinha  zelo pelo nome de Deus  (1 Sm 17,36 b)

A luta é sua mas é o nome de Deus que esta em jogo. “Santificado seja teu nome”, Deus já não é Santo? Quando é que o nome de Deus então é santificado? Quando o Senhor de dá vitória meu irmão.

4º Porque Ele estava tomado do poder do Espírito Santo ( 1 Sm 16,13). Eles quatro motivos o impulsionam para o combate:

Então Davi se aproxima para o combate.

Davi tinha quatro armas  armas: ( 1 Sm 17,39-40)

1º Despojamento – 2ºCajado. – 3º Cinco pedras encharcadas pelo riacho. 4º Funda.

O primeiro é o despojamento Nós não podemos aceitar a armadura de Saul,    (1 Mc 3,19) A vitória no combate não depende do tamanho do exército, mas da força que vem do céu.  Nós precisamos ser totalmente dependentes do Espírito Santo.

O segundo é o cajado – se você ler o livro do êxodo você ira perceber que Moisés subia para as batalhas com o cajado na mão.  No Salmo 23,4 Davi diz: (Salmo 23,4) Ainda que eu tiver de andar no vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, pois comigo estas, teu bastão e teu cajado me dão segurança.

O cajado meu irmão é Jesus Cristo. Precisamos estar apoiados nele, sem Jesus nada podemos fazer. Quando Golias vê Davi pela primeira vez, sua primeira estratégia foi intimidá-lo para que Davi dispensasse o seu cajado.

(1 Sm 17,43)  Disse-lhe: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?”, até o inimigo sabe a força que tem esse cajado meu irmão nunca solte dele.

Davi vai para a batalha em Nome do Senhor. (1 Sm 17,45).

A vitória esta no Nome de Senhor! O nome de Jesus tem poder !

3ª Arma de Golias: As cinco pedras mergulhas no riacho.

Eu chamo essas 5 pedras de os cinco sacramentos do combate:

  • Oração. (Oração em todas as formas possíveis).
  • Palavra de Deus.
  • Eucaristia (comunhão e adoração).
  • Vida Comunitária.
  • Sacramento da reconciliação.

4º  A funda.  A funda era a arma e a maior habilidade de Davi.

A funda é o que lança as pedras em direção do inimigo.

A funda é a força que torna eficaz a nossa missão.

A funda é o Batismo no Espírito Santo.

O único capaz de derrubar Golias com um só golpe.  Já dizia o profeta Zacarias 4,6 “não sera com força nem com poder, mas com meu Espírito.

Concluindo:

O final desse texto é fantástico: (v,50)  E assim Davi venceu o filisteu com uma funda e uma pedra. Feriu o filisteu e matou-o, sem ter espada na mão.

Davi derrubou o gigante com apenas um golpe, sem ter espada nas mãos, ou seja a vitória no combate veio pela autoridade que foi dada do céu.

Essa história nos ensina duas coisas:

  • 1ª Para homens que tem um relacionamento com Deus, situações humanamente impossíveis, podem ser transformadas pela fé.

“o justo vive pela fé” aonde Satanás tenta por um ponto final, Deus apenas coloca uma virgula.

  • 2ª O fim pode nos surpreender. “O melhor de Deus esta por vir”

Não desista dos seus sonhos, o melhor de Deus esta por vir, a glória da segunda casa será maior do que a primeira, Deus é fiel e te dará a vitória nesse combate, porque você recebeu a unção para vencer gigantes. Aleluia!

 

Leave a Reply


1 + 5 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas