TEMA DA MENSAGEM: Moisés o intercessor que sobe ao monte.
Ministração realizada no retiro Moisés volta ao primeiro amor 18-19/03/2017
Estamos começando o retiro Moisés com o rema: Voltando ao primeiro amor. Nesse retiro vamos meditar sobre um o texto que em 1977 no terceiro congresso da RCC deu o nome a nossa comunidade Javé Nissi. Convido você a tomar o livro do (Êxodo 17,8-15) o tema dessa primeira meditação será:
TEMA DA MENSAGEM: Moisés o intercessor que sobe ao monte.
Algumas considerações: Depois que o povo hebreu foi liberto do Egito e começou sua caminhada em direção à terra prometida por Deus, a terra de Canaã… chegando em Rafidim, avançaram contra eles os amalecitas.
(cf Ex 17.8-9) Então os amalecitas vieram combater contra os israelitas em Rafidim. Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e sai para combater contra os amalecitas. Amanhã estarei de pé no alto da colina com a vara de poder divino na mão”.
Israel estava diante do seu primeiro combate.
– Os Israelitas eram inexperientes na batalha, tanto é que eles ficaram por 400 anos sobre dura escravidão dos Egípcios e não tinham força para fazer uma rebelião.
– Os amalecitas eram traiçoeiros eles se lançaram contra Israel covardemente, pegando os mais cansados e mais frágeis que iam na retaguarda.
Com certeza os Israelitas seriam aniquilados naquela batalha, mas eles tinham no meio de um grande exercito Israel tinha um intercessor, já revelando como diz o livro de Macabeus 3,19 “Pois a vitória na guerra não depende do tamanho do exército mas da força que vem do céu”.
Irmãos nós não podemos viver como ímpios que não creem na intervenção de Deus, o Salmo 2,8 “Pede, e eu te darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade.
Moisés se destaca no antigo testamento porque ele buscava a presença de Deus o tempo todo, e diante daquela batalha ele não ia fazer diferente, é melhor confiar no braço do Senhor do que nos carros e cavalos. Aleluia!
Nós precisamos subir no monte!
Existe uma lenda que diz que a Águia quando chega à metade de sua vida, ou seja aos 40 anos, ela precisa tomar uma decisão de sobrevivência, isso porque suas garras estão grandes e envergadas para dentro, suas penas estão pesadas e seu bico não esta mais afiado, assim ela se torna uma presa fácil diante dos predadores.
Seu único meio de sobrevivência é subir ao monte, em um lugar tão alto que nenhum predador possa alcança-la, então uma vez que ela decide fazer essa viagem, ela começa um caminho de aniquilamento. Primeiro ela quebra arranca todas as suas penas, depois quebra as garras e bico batendo contra a rocha, uma vez que ela se destrói, com o próprio tempo, suas garras, penas e bicos voltam a crescer, e ela esta pronta para voar e reinar por mais 30 anos.
Penso que tem algo profético para nós Comunidade Javé Nissi, também estamos em nossos 40 anos e somente aqueles que decidirem subir ao monte para fazer uma profunda experiência de conversão e renovação do Espírito sobreviveram as grandes tribulações que viram sobre o cristianismo.
Não é atoa que a palavra do Senhor diz: (cf Isaías 40,29-31).
“É ele que dá ânimo ao cansado, recupera as forças do enfraquecido. Até os jovens se afadigam e cansam e mesmo os guerreiros às vezes tropeçam! mas os que esperam no SENHOR, renovam suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam”.
O Apostolo João é conhecido como a figura da Aguia, por que ele foi o que mais se aprofundou na experiência mística do Senhor, e o livro do apocalipse diz que o Cristão é semelhante a águia.
– Primeiro porque a Águia reina sobre todos as espécies das aves.
– Segundo porque a Águia consegue voar a mais de 10.OOO metros de altura, na altura de um boing, e quando vem uma tempestade com ventos de 300 km/h ela é a única que penetra a força do vento.
– Terceiro que sua visão é tão apurada que mesmos estando nas alturas, consegue enxergar presas pequenas andando na terra.
– E quarto que suas garras são tão poderosas que em um voo rasante ela com um só golpe consegue esmagar a cabeça de uma serpente.
Ou seja ela voa mais alto, vence as tempestades, tem visão além do alcance e esmaga a cabeça da serpente. E ela só é capaz disso porque no momento mais crucial de sua vida, ela fez a escolha de subir como Moisés ao topo da colina.
Quem esta disposto a subir no topo da colina aqui aplauda o Senhor Jesus, rei dos reis e Senhor dos Senhores. Aleluia!
Quatro motivos do porque você precisa subir ao topo da colina:
1º É a única maneira de você se tornar intimo de Deus.
(cf Ex 33,11 a). Porque no meio de 600 mil homens só Moisés tinha intimidade com Deus? Porque só Moisés subia ao topo da colina para buscar a glória de Deus. Irmãos nós precisamos ter mais fome e sede de Deus, precisamos buscar as coisas do alto com mais desejo, chega de ficarmos presos às coisas da terra.
2º Porque é a única maneira de você ter autoridade espiritual.
Moisés estava em cima, Josué estava em baixo, quem tinha mais autoridade espiritual?
Josué derrotava os Amalcitas ao fio da espada, (entenda a espada como a palavra de Deus), mas isso só acontecia quando Moisés estava com as mãos levantadas. Ou seja Josué só tinha eficácia porque estava debaixo da autoridade de Moisés.
3º Porque aqueles que estão no topo tem um visão privilegiada.
Josué não sabia quando Israel estava perdendo ou ganhando a batalha. Mas Moisés Aarão e Ur sabiam, eles tinham uma visão que aqueles que estavam no campo de batalha não tinham, isso porque estavam no topo da colina.
Se você optar em subir ao monte o Senhor te dará essa visão privilegiada. É na adoração que o Senhor nos revela as estratégias batalha, os pontos enfraquecidos de nossas comunidades, as ações corretas para vencermos todos os inimigos que se levantam contra o projeto do Senhor.
4º Quem sobe ao mente tem o coração transfigurado!
O rosto e o coração de Moisés eram transfigurados na presença do Senhor. Tem uma canção que diz: Eu quero ser, semelhante a ti, enquanto eu te adoro, transforma-me!
Concluindo:
Subir ao monte é para nós voltar ao primeiro amor, uma vez que abandonar o primeiro amor é uma queda, “lembra de onde caíste, converte e volta a pratica inicial” precisamos retomar o caminho, precisamos subir buscando incansavelmente a face de nosso Deus.