Trazendo a arca “de volta ao primeiro amor” (2 Sm 6,14-15)
Davi esta trazendo a arca, aleluia!!! novamente a glória de Deus volta a Jerusalém, assim podemos hoje voltar ao primeiro amor.
Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. Davi e toda a casa de Israel conduziam a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. (2 Samuel 6,14-15).
Irmãos, na sua opinião, qual foi o dia mais importante na vida de Davi?
O Dia que ele sozinho no meio do pasto matou um leão e um urso? O dia que ele matou o gigante Davi? O dia que pelo profeta Samuel foi ungido como rei de Israel?
Claro que não o dia mais importante da vida de Davi, foi o dia que ele trouxe de volta a arca de aliança para Israel, por isso ele dançava com todas as forças, soltava gritos de jubilo e mandava que seus soldados tocassem a trombeta, afinal a glória de Deus voltava para Jerusalém. Aleluia!
Mas o que representava para Jerusalém a volta da arca da aliança?
Vamos ler (1 Sm 4.10-13) Então os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. A arca de Deus foi capturada, e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. Morte de Eli e de sua nora. No mesmo dia chegou a Silo um benjaminita que vinha correndo da linha de batalha. Tinha as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó.
A arca da aliança representa a manifestação do próprio Deus!
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas se Deus não esta conosco? O que será de nós?
Esse era o pânico de toda Jerusalém, “a arca foi capturada, Deus não esta mais conosco!”
Era a arca da aliança que trazia paz para Jerusalém, prosperidade em seus trabalhos e projetos e sobretudo a vitória na guerra. Sem a arca da aliança Israel estava desprotegida, desamparada e condenada a se perder em seus próprios passos.
Meus irmãos em Cristo, o que a arca da aliança era para os israelitas, o Espírito Santo é para Igreja. Sem o Espírito Santo não temos vida de Deus em nós.
Olha o que dizia Anetágoras no séc II:
Sem o Espírito Santo: Deus está longe, O Cristo permanece no passado, O Evangelho é letra morta, A Igreja é uma simples organização, A autoridade é uma dominação, A missão é propaganda, O culto é uma velharia e O agir cristão uma obra de escravos.
Mas, no Espírito Santo: O cosmos é enobrecido pela geração do Reino, O homem está em combate contra a carne, O Cristo ressuscitado torna-se presente, O Evangelho se faz poder e vida, A Igreja realiza a comunhão trinitária, A autoridade se transforma em serviço que liberta, A missão é um Pentecostes, A liturgia é memorial e antecipação, O agir humano é deificado.
Sem a experiência do Batismo no Espírito Santo, nunca teremos intimidade com Jesus, conhecimento da palavra de Deus, amor pela eucaristia, ardor para a missão. Seremos apenas tambores vazios, jovens que fazem barulho, mas não tem vida em seu interior.
Não podemos viver sem o Espírito Santo! E esse era o sentido de Davi estar em jubilos, dançando com todas as forças diante da arca do Senhor, a glória de Deus voltava para Jerusalém. Estava decretada o fim de Icabod, ou seja foi banida a glória de Deus (cf 1 Sm 4,21-22), por que Davi trazia novamente a arca para o meio de seu povo.
Quero profetizar em sua vida: Esta decretada em sua vida o fim de “Icabode” a glória de Deus quer voltar para Jerusalém, para seu coração. Por isso precisamos fazer o translado, precisamos trazer a arca para nossas vidas.
E trazemos a arca para nossas vidas sobretudo com três atitudes:
1º Desejando: Temos que rezar como o Salmista: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmo 42,2-3).
2º Pedindo: O Espírito Santo é dado para aqueles que pedem, que se submetem a Deus na oração. (Lucas 11.13) Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”
3º Exercendo a fé expectante: A fé expectante é aquele que sabe que já recebeu aquilo que esta pedindo. Essa é a fé que alcança o milagre, por que não é como uma onda do mar impelida pelo vento, que pede sem acreditar, sem confiar e duvida do que pede.
Você precisa orar rompendo em fé!
Ou seja convicto que Deus cumprirá sua promessa que esta decretado o fim de Icabod e toda glória de Deus voltará para Jerusalém Aleluia!