MICOL A MULHER QUE NÃO TINHA O CORAÇÃO SEGUNDO A VONTADE DE DEUS (2 Sm 6,16).
“Quando entrava a Arca do Senhor na cidade de Davi, Micol, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração” (2 Sm 6.16).
Com certeza nunca houve um homem e uma mulher tão diferentes um do outro unidos pelo casamento, como Davi, o homem segundo o coração de Deus, e Micol, a filha de Saul. O que mais dava prazer em Davi adorar a Deus era visto aos olhos de Micol com repugnância.
Davi estava trazendo novamente para Israel “Arca de Deus” para Jerusalém, o que representava a volta da presença de Deus no meio de seu povo. Jerusalém não estava mais entregue as suas próprias forças e fracassos, mas agora o Senhor novamente sustentava seu povo. O que garantia paz, prosperidade e vitória conta todos os inimigos. Por isso Davi louvava e dançava com todas as suas forças, esse foi o dia mais importante da vida de Davi, era a confirmação de sua realeza e ministério como pastor de Israel. E no dia mais importante da vida de Davi, quando ele trazia de volta a arca da aliança para Jerusalém Micol se irritou com as atitudes de Davi e o desprezou em seu coração.
“Quando Davi voltou para saudar a família, Micol, filha de Saul, foi-lhe ao encontro e disse: Que bela figura fez hoje o rei de Israel, desnudando-se aos olhares das escravas dos seus servidores, como o faria um bufão qualquer!” (2 Sm 6,20).
Micol humilhou e desprezou Davi na frente de todo o povo que seguia a arca, e essa atitude desagradou o Senhor.
Qual é o problema desse texto?
O problema é que Micol desprezando Davi, automaticamente ela também desprezou o Senhor, com sua presença na arca da aliança. Mas o que podemos trazer de reflexão para nossos dias de hoje?
A repugnância de Micol diante das atitudes de Davi e da Arca da aliança revelavam a mesma repugnância do homem contemporâneo, que despreza a Igreja e acima de tudo a palavra de Deus.
Paulo revela que essa aversão ao sagrado é fruto do mistério da impiedade. “Ao mesmo tempo revela-se, lá do céu, a ira de Deus contra toda impiedade e injustiça humana, daqueles que por sua injustiça reprimem a verdade”. Homens que se tornaram soberbos e duros de coração, que alardeando sabedoria se tornaram tolos trocando a glória de Deus pelos homens e abandonando em suas paixões vergonhas, se corromperam com toda espécie de aberrações. Se tornaram duros e insensatos em seus corações. (cf Rm 1,18-31).
O coração do homem se tornou como o coração de Micol duro, insensível não só a Deus mas também a vida humana e a natureza. Por isso tudo que vemos hoje coisas monstruosas que as vezes nos assusta pelo tamanho da maldade no coração de algumas pessoas é fruto de um coração que não é aberto para adoração a Deus.
Jesus revela que é do coração do homem que saem todas as impurezas: (Marcos 7,21-23) Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro”.
Micol tinha um coração duro por dois motivos:
1º Micol era superficial!
Micol não tinha intimidade com Deus, era para ela estar junto com seu esposo adorando na presença dos reis dos reis, mas enquanto Davi estava fazendo o translado da arca da aliança, ela estava dentro do palácio olhando Davi pela janela.
Até quando nós também vamos ficar em cima da janela?
Ora na presença de Deus, ora no mundo, continuando em uma vida de pecado e longe da presença de Deus?
Muitas pessoas não sabem disso, mas quando você não decide, você já decidiu pela pior opção. Quando eu não decido pelo Senhor, já decide pelo demônio. O que o diabo mais quer é que você fique encima do muro, o encardido não importa se você adora a Deus de vez em quando, contanto que você também se entregue as vontades dele. Observe que Jesus não, ou você é frio ou quente o morno ele vomita, Jesus não permite que você adore dois senhores, por assim você amará um e odiará o outro. Micol passou a odiar a Deus, por isso como paga de seus pecados ficou estéril.
(2 Sm 6,23) E Micol, filha de Saul, não teve mais filhos até ao dia da sua morte.
2º Micol ficou estéril!
No antigo testamento o filho é sinal da benção de Deus na vida de uma família, quando uma mulher era estéril, esse era o sinal de que ela estava fora da comunhão do Senhor. Essa é uma figura de linguagem para nos revelar que em uma vida de pecado não produziremos nenhum fruto em Deus. Porque era superficial Micol ficou estéril.
Jesus diz que todo ramo que não esta enxertado na videira seca e será lançado ao fogo eterno (cf Jo 15).
Por isso somos chamados hoje a tomar uma decisão! Precisamos decidir para que Deus trabalhe em nossos corações, para que Micol seja transformada da mesma forma e intensidade que o Senhor transformou o coração de Davi.
Um homem pecador que se tornou o homem segundo o coração de Deus! Se foi possível para Davi é possível para cada um de nós, abramos o coração, sejamos radical e assim produziremos frutos em abundância no Senhor. Aleluia!