AS VACAS GORDAS E MAGRAS (Gn 41.17-21)

Então o faraó contou a José:  “ Em meu sonho estava de pé, às margens do rio, e vi subir do rio sete vacas gordas, de bela aparência, que se puseram a pastar na várzea. E logo atrás delas subiram outras setes vacas miseráveis, de aparência muito feia, tão magras e feias como nunca tinha viso em todo Egito.  E as vacas magas e feias devoraram as vacas gordas, mas entraram-lhes no ventre sem que notasse diferença alguma, pois seu aspecto continuou tão ruim como antes. Nisto acordei.

ALGUMAS CONSDERAÇÕES:

leia mais…

Esse texto fala dos sonhos do faraó que foram interpretados por José, que significam os setes anos de bonança e os setes anos de miséria que estava condenado o Egito. José sabiamente diz ao faraó que nos anos de bonança acumule a quinta parte da colheita no tempo de fartura para que no tempo de miséria não falte nada no Egito.

Esse texto foi visto por Santo Inácio de Loyola sobre o discernimento dos espíritos. Existem duas fases da vida espiritual: A consolação e a desolação, assim como no Egito existia a fartura e a bonança.

Na fase de consolação divina, devemos aproveitar ao máximo todas as graças que Deus nos dá, devemos aproveitar e acumular gordura ou seja experiências com Deus, por que logo a fase de desolação virá.

E na fase de desolação representada pela miséria ou aridez espiritual, onde tudo fica mais difícil, não temos disposição para rezar, falta de ânimo para ir a missão, sentimos o cansaço e desmotivação. Devemos manter os propósitos que foram feitos na fase de consolação, pois logo um tempo de graça virá.  E teremos crescido na tribulação, que gera constância, essa constância que nos leva uma virtude provada e a virtude provada desabrocha na esperança. E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que nos foi dado.      (cf Rm 5,3-5)

Para nós Comunidade Javé Nissi, esse texto foi dado também como uma exortação:

“O inimigo tem se infiltrado em nosso meio para reduzir nossa liderança”.

 Retomando a continuação do sonho do faraó. (Gn 41.20-21) E as vacas magas e feias devoraram as vacas gordas, mas entraram-lhes no ventre sem que notasse diferença alguma, pois seu aspecto continuou tão ruim como antes. Nisto acordei.

As vacas magras e feias devoram as vacas gordas e bonitas, mas elas continuam magras e feias.  O diabo novamente se apresenta como um devorador. Como já nos exortava a profecia de Naum 2.2 “Avança contra ti um demolidor. Guarda a casa das armas, vigie o caminho, aperte o cinto, reúne o melhor de suas forças. ”

Esse texto deve nos levar a uma chamada de atenção! Isso por que exige o mesmo dom de discernimento e sabedoria que foi dado a José para interpretar os sonhos do faraó, por causa de uma problemática: “Vaca é vaca”

Notem que existem duas espécies de vacas, vacas magras e feias, e vacas gordas e de bela aparência.  Mas todas elas possuem a mesma natureza, são vacas.   O diabo se disfarça como anjo de luz (2 Cor 11,14) pois ele é astuto, se infiltra em nossa espiritualidade, em nossa comunidade, para nos minar, destruir e devorar.

Algumas características das vacas gordas e de bela aparencia:

Então o faraó contou a José:  “ Em meu sonho estava de pé, às margens do rio, e vi subir do rio sete vacas gordas, de bela aparência, que se puseram a pastar na várzea. (Gn 41,17-18).

1º elas sobem a frente.  O diabo quer devorar aqueles que estão à frente da comunidade. Quem são aqueles que estão a frente?  Os líderes, a liderança da comunidade.

O líder não é aquele que tem um cargo, uma função, mas o líder é aquele que influência.  Aquele que dá o exemplo, que serve e sempre é o primeiro a estar na missão. Os líderes verdadeiros são aqueles que são ponta de lança na comunidade.

O diabo tenta de todas as formas lanças esses líderes que são protagonistas no anonimato.  Fazendo perder o foco, colocando outras prioridades, dando contratestemunho, perdendo dia a dia sua referência e autoridade.   Os padres da Igreja ensnam: quando o líder senta, seus liderados automaticamente deitam e dormem na vida espiritual.

Quantos líderes na comunidade já foram ponta de lança, mas hoje estão apenas cumprindo hora, batendo cartão dentro da empresa, e não veem a hora de sair dos seus cargos?

2º elas estão sempre se alimentando: Aqueles que trabalham na roça sabem muito bem disso: o que segura os bois no pasto, não são as cercas, mas o capim que nela esta.

Os líderes de ponta de ponta são aqueles que se alimentam.   Quais são os principais alimentos da vida cristã?

Só lembrarmos as palavras de Atos 2,42 –  os apóstolos eram perseverantes em, ouvir o ensinamento dos apóstolos: Formação.  Na comunhão fraterna: Vida comunitária. Na fração do pão Eucaristia, e nas orações: Vida de oração.

Formação, vida comunitária, eucaristia, e vida de oração.

Por isso seremos tentados de todas as maneiras nesses quatro elementos.  Observe como é difícil conseguir pessoas para adoração eucarística na casa.  A desculpa vem engatilhada “eu não tenho tempo”, mas será que realmente não temos tempo, das 05h às 19h ou será que a eucaristia não tem importância para nós?

3º elas são gordas: Essa gordura na sagrada escritura é uma analogia a unção, força do alto.

Por que essas vacas são gordas?

Por que elas têm fome.  A experiência do batismo no Espírito Santo gera em nós fome de Deus, enquanto tivermos fome e sede de Deus, teremos unção, seremos vigorosos na missão e no testemunho do Senhor.

O diabo quer arrancar de nós essa fome, esse desejo de termos experiências profundas com Deus,  ele desejo nos levar a anemia espiritual arrancando toda nossa fome do Espírito Santo.

4º elas são belas: o belo na bíblia é Deus.  Todas as vezes que você ler quer alguém é belo (a) na escritura significa santo.  O inimigo quer arrancar nossa busca por santidade, quer nos tornar mundanos conforme o mundo.  Como somos tentados a agir conforme o mundo, até o último suspiro de nossa alma seremos tentados a voltar a vida velha.

Satanás  quer nos devorar!

Quer nos deixar como vacas magras e feias que andam sempre atrás das vacas gordas e belas. Por isso ele se infiltra em nossa espiritualidade e em nossa comunidade como um anjo de luz sem que o percebamos.  Esse dias li um texto muito interessante chamado                                                    “OS DEMÔNIO DO APOSTOLADO” e quero deixar sete sintomas de uma vaca magra para combatermos em nossa espiritualidade.

1.       O messianismo:  Quando o líder se coloca no centro de sua espiritualidade colocando Jesus em segundo plano. É aquele líder que pensa: “Sem mim nada podeis fazer(Jo 15,5)” Quem caí no messianismo não deixa de rezar e buscar a Deus, mas o coloca em segundo plano.  Toma as decisões na comunidade ou ministério, depois busca a Deus clamando por sua ajuda.  Como se em uma embarcação, ele fosse o piloto e Deus o copiloto. Substituindo o messianismo divino, pelo messianismo pessoal.

Uma observação:  quem caí nessa tentação, não consegue delegar tarefas na comunidade e se torna centralizador. Pois não confia na capacidade dos outros e até mesmo de Deus.

2.       O ativismo: O demônio do ativismo não significa ser ativo, ou ter muitas funções na comunidade.  Aqui vale as palavras de Jesus a Marta. Marta Marta, tu te preocupas com tantas coisas, mas só uma é necessária.

A pessoa ativista não consegue sentar aos pés do Senhor sem se preocupar com outras coisas.  Não dá valor no estudo e na reflexão, pois sempre está agitado e preocupado com seus afazeres na missão. Por isso sua oração é sempre deficiente, e superficial.

3.       O legalismo:   fazer tudo pela lei, e não pelo amor.  O legalista vê a comunidade como uma empresa, que ele precisa ir a reunir apenas para bater o ponto, ou dar uma satisfação ao seu patrão.  Quando é exigido um sacrifício a mais do legalista ele facilmente fala não, o legalista nunca é generoso. O legalista não trabalha para Deus, mas trabalha para receber elogios dos homens. E quando eles não vêm, reclama dos seus direitos e vive falando mal dos outros.

4.       A murmuração:  A murmuração é antes de tudo um ato de ingratidão.  Esse foi o grande pecado dos Hebreus no deserto que esqueceram o que Deus fez por eles, por causa das dificuldades do deserto.  Esse pecado irritou tanto a Deus, que ele mandou serpentes para picar o povo (Cf Nm 20). A murmuração é contrária ao louvor, se tem uma coisa de o diabo faz o tempo todo é murmurar.

5.       A tibieza ou mornidão –  A pessoa tíbia sempre quer dar menos para Deus e na missão.  Relativiza tudo, foge de todo tipo de renúncia e sacrifício e sempre tem mais prazer nas coisas do mundo que nas coisas de Deus.

Esses são alguns dos demônios do apostolado que nos emagrecem, nos deixam feios, sem vigor e sem motivação.

Vamos pedir ao Senhor docilidade do Espírito Santo, ele sonda tudo até mesmo as profundezas de Deus, que ele agora venha nos revelar coisas que estavam ocultas, o que precisamos para nossa vida espiritual, clamemos ao Senhor um novo e ardentes pentecostes!

    PRECISAMOS ACUMULAR GORDURA! O SENHOR JESUS ESTA VOLTANDO, AS VACAS MAGRAS SERÃO LANÇADAS O FOGO ETERNO! SEJAMOS VACAS GORDAS, VIGOROSAS, DE BELA APARÊNCIA, NOS VERDES PASTOS DO SENHOR!

Leia mais: http://voltandoparaacasadopai.webnode.com/news/as-vacas-gordas-e-magras-gn-41-17-211/

Leave a Reply


2 + 9 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas