A passagem do bastão!

 Estamos chegando aos 40 anos de Comunidade Javé Nissi. Algo que preocupa o coração de todos aqueles que estão a frente e lideram as grandes comunidades é a passagem do bastão! a sucessão da coordenação, diante do risco de se perder a visão e fugir do proposito de Deus.40anos

Para que isso não aconteça toda comunidade precisa lutar com “unhas e dentes” para não perder com a passagem de uma geração, três fundamentos da comunidade cristã: A IDENTIDADE, A UNIDADE E A MISSÃO de seu carisma fundacional.  Nesse artigo apresento a história do livro dos Juízes, ao qual Israel, perdeu esses três elementos e se tornou fracasso total.

TRÊS PALAVRAS DE OURO PARA COMUNIDADE JAVÉ NISSI, SEM ELAS PODEMOS PERDER A EXPERIÊNCIA DE DEUS!

“A eficácia da comunidade Cristã se resume em três elementos: identidade, unidade e missão”.

 Quando lemos a história do povo de Deus no antigo testamento percebemos que lidar com as questões: identidade, unidade e missão, sempre foi um grande desafio para o povo de Deus. Pois o inimigo sabendo que essas são as bases que nos mantem “vivos e fortalecidos” sempre vai nos atacar nelas.

Tomemos como exemplo o povo de Deus no tempo dos juízes. [Jz 21.25].

O livro que relata esse período da caminhada do povo de Deus, e é fechado com as seguintes palavras: “Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que lhe parecia melhor”

 O livro de Juízes em seu ultimo versículo termina retratado o estado caótico em que seu povo havia chegado: sem unidade [o rei representava a unidade], sem identidade [cada um fazia o que lhe parecia melhor] sem missão, representando o fracasso no desenvolvimento do chamado que o próprio Deus havia lhes encarregado.

Esse retrato é um verdadeiro contraste ao verdadeiro projeto de Deus quando chamou Abraão da terra de Ur dos Caldeus para fazer dele e de sua descendência, uma benção para as nações, como encontramos em Gênesis:

“O Senhor disse a Abrão: Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos”[Gn 12,1-2].

Como podemos explicar essa triste realidade vivida pelo povo de Deus no tempo dos juízes? Como o povo de Deus pode ter chegado a um estado tão caótico como esse? Como entender essa situação que o livro de Juízes nos apresenta?

O próprio livro de Juízes nos ajuda construir uma resposta para esses questionamentos:

[Juízes 2.7-11].  “Serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo SENHOR a Israel. Faleceu Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e OUTRA GERAÇÃO APÓS ELES SE LEVANTOU, QUE NÃO CONHECIA O SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Os israelitas fizeram então o mal aos olhos do Senhor e serviram os Baal.” [Juízes 2.7-11].

Nesse texto encontramos a causa do caos que havia se instalado em Israel no tempo dos juízes: um geração que NÃO CONHECIA O DEUS de seus pais e não sabia das suas obras.

Essa era a causa da perda de identidade, de unidade e consequentemente o fracasso no chamado missionário.  Eles se afastaram de algo que era essencial para sobrevivência e missão da comunidade: “O CONHECIMENTO DE DEUS’.

O “conhecer” na sagrada escritura significa “experimentar”. O ponto fundante que nos mantem unidos como Comunidade Javé Nissi, é o batismo no Espírito ‘o conhecimento do Senhor”.

Ele nos leva como consequência a viver esses três elementos em nossa espiritualidade:

Identidade: Somos identificados, nos identificamos em nossa maneira de rezar, pregar, viver em comunidade, isso faz como vocação e escolha “sermos” RCA Renovação Carismática Arquidiocesana em Pouso Alegre. Somos (RCA) por que nos identificamos com nosso carisma fundacional: O batismo no Espírito Santo.

Unidade: Como (RCA), somos comunidade Javé Nissi, participamos pelo mesmo processo de formação e vivencia comunitária diocesana, bebemos da mesma fonte. Somos compromissados e escolhemos servir a Deus dentro da Igreja católica e não fora dela, com o nosso jeito, nossa carisma, através de nossa identidade. Por isso priorizamos nossas atividades dentro da Igreja.

Missão: Temos a mesma missão que vem do nosso carisma fundacional: Em nosso estatuto encontramos qual é nossa missão: “Evangelizar e formar a partir da experiência de Pentecostes e a promoção da vida no Espírito, para renovação da Igreja Particular de Pouso Alegre, pela renovação de seus membros”. Somos uma benção para Igreja à medida que realizamos nosso carisma.

“IDENTIDADE, UNIDADE, e MISSÃO” essa é A VISÃO de nossa COMUNIDADE JAVÉ NISSI, algo que precisamos preservar lutar e passar para as novas gerações, para que assim como a liderança no tempo de Juízes a visão e o fundamental a experiência com Deus não se perca.

 [6] Juízes 21.25.

[7] Gênesis 12.1,2.

[8] Juízes 2.7-10.

Leia mais: http://voltandoparaacasadopai.webnode.com/news/a-passagem-do-bastao-o-perigo-de-perdermos-a-experiencia-depois-de-40-anos-de-vitoria/

Leave a Reply


6 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas