O cristão camaleão 1
Você é um cristão camaleão?
O CRISTÃO CAMALEÃO
Os camaleões são conhecidos principalmente pela sua capacidade de “camuflagem”. Essa característica chama-se mimetismo (mudança de cor). O camaleão quando sente-se ameaçado muda de cor, de acordo com o meio em que está, para não ser percebido pelas presas. Quantas vezes nos escondemos com medo de ser ridicularizado ou motivo de deboche perante as pessoas? Quantas vezes calamos o fato de sermos cristãos só para não se sentir fora do ambiente? Quantas vezes somos uma pessoa no meio cristão e outra completamente diferente fora dele? Não permita-se ser confundido a um camaleão que se amedronta e se mescla ao meio que está, seja seguidor de Cristo em todo o lugar por onde andar, sem temer a homem algum, afinal fomos crucificados com Cristo e é Ele que vive em nós!
Essa espécie de lagarto também possui uma outra característica interessante muitas vezes adotadas pelos cristãos é o fato de olhar para dois lugares ao mesmo tempo, quantas vezes você está com um olho voltado para a Cruz e o outro capturando todas as oportunidades que tem no mundo? Devemos manter nossos olhos fitos em Deus e não se desviar do alvo.
Os camaleões costumam se movimentar muito devagar para não serem percebidos pelos predadores. Quantas vezes você “pisa em ovos” para não ser descoberto? Não faça nada que vai te trazer medo de ser descoberto, se você tem medo de ser descoberto obviamente não é algo que Deus se agrada. Seja integro e transparente.
Além disso os camaleões são agressivos até mesmo com animais da mesma espécie. Muitas vezes somos agressivos e nos armamos para conversar com os outros irmãos e não aceitamos o que temos que ouvir.
Muitos cristãos tem essas características, na verdade todos nós passamos por alguma situação em que adotamos uma dessas características, alguns percebem o erro e se arrependem mudando e outros acham cômodo essa vida e acabam sendo cristão camaleão sempre.
Meu desejo é que tenhamos cada dia menos características de camaleão e mais características de Cristo e que possamos uns ajudar os outros nessa caminhada. Quando refletimos na tradição da Igreja, desde seu início com o testemunho glorioso dos Apóstolos, dos mártires, de todos os santos, que deixaram suas marcas em qualquer território onde se encontravam, e deixaram o mundo de cabeça para baixo, todos, todos tiveram uma mesma marca em comum. Eles eram convictos e não negavam sua fé. Por isso seus nomes estarão escritos nos reinos dos céus e o justo juiz os acolherá em sua glória.
(Lucas 12.8) Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Que Deus abençoe sua pregação paz e pentecostes!