Sejamos pregadores orantes

Uma grande exortação para pregadores!

Disse o Senhor: “Do seu interior jorrarão rios de água viva” ( João 7,38); Não temos a dimensão de como somos tentados depois de sermos convidados ao ministério da pregação, de trocar as fontes interiores da escuta do coração, pelos livros, sites, exteriores de formação.

Ouçamos um ensino de Santo Afonso de Ligório: O grande papel das súplicas durante a oração.

Algumas almas devotas empregam muito tempo em ler e meditar, mas pouco se ocupam com as súplicas. Não resta dúvida que a leitura espiritual e a meditação das verdades eternas sejam coisas de muita utilidade mas muito mais úteis, diz Santo Agostinho, são as súplicas. Nas leituras e meditações ficamos conhecendo as nossas obrigações, mas na oração obtemos as graças de cumpri-las. “Melhor é rezar do que ler: na leitura ficamos conhecendo o que devemos fazer, mas na oração recebemos o que pedimos.” De que serve saber o que devemos fazer e depois não o fazer? De que serve senão para nos tomarmos mais culpados perante Deus? Leiamos e meditemos quanto quisermos, nunca, entretanto, cumpriremos o nosso dever, se não pedirmos a Deus os auxílios necessários.

Todo o nosso cuidado deve consistir em rezar com confiança, certos de que, orando, estarão para nós abertos todos os tesouros do céu. “Que este seja nosso cuidado, diz São João Crisóstomo, e, então, abrir-se-á para nós o céu.”  Que após essas dóceis e duras palavras possamos imitar os apóstolos: “Quanto a nós não deixamos de priorizar a oração e a palavra” (cf Atos 6.4). Que sejamos pregadores orantes, pois por meio da oração obtemos unção, inspiração, profecia, sabedoria, para depois sim, com todo zelo lapidarmos a pedra bruta que o Senhor colocou em nossas mãos, através dos estudos, principalmente da Escritura Sagrada, da tradição dos Santos padres, do magistério, do catecismo, dos infinitos livros de espiritualidade, mas que todo esse maravilhoso conhecimento seja regado por meio da oração. Aleluia, Deus seja louvado.

Aleluia, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! #AoraçãoNãoÉtudoSó100#  continua…

Leave a Reply


6 + 2 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas