A vida no Espírito “o caminho para plenitude espiritual “

Na reflexão anterior analisamos alguns elementos que caracterizam um homem cheio do Espírito Santo., hoje veremos que para que possamos viver tais efeitos precisamos viver uma vida no Espírito (Gl 5,25);

01- Para ser cheio do Espírito Santo é necessário caminhar no Espírito.

Confira na integra…

O Batismo no Espírito Santo, não é definitivo e completo. É antes o primeiro passo para uma vida mais cheia do próprio Espírito Santo. Ao sermos batizados no Espírito Santo somos introduzidos na vida do Espírito não um fim mas um começo um novo caminhar espiritual. O Batismo no Espírito é a chave plena para vida cristã, ele torna o que é difícil, fácil, mas não atua sozinho o Espírito Santo exige de cada um de nós a nossa colaboração. Devemos caminhar, dando passos que nos levem a assumir cada vez mais nossos compromissos batismais. O Espírito Santo quer nos moldar dia a dia e assim, Ele age em nós e através de nós. ( Ef 3,19) 20 Àquele que tem o poder de realizar, por sua força agindo em nós, infinitamente mais que tudo que possamos pedir ou pensar.

Quando nos abrimos ao sopro do Espírito Santo ele age de duas formas:

  1. a) EM NÓS: dando-nos os seus frutos de santidade. Conhece-se a árvore por seus frutos. Se estamos cheios do Espírito, o importante é viver todos os frutos do Espírito.
  2. b) ATRAVÉS DE NÓS: dando-nos os seus carismas, que nos capacitam para o serviço na comunidade.

02 – Os Frutos: “Em nós”

 2.1 – Os frutos são sinais de nossa santificação.

Os frutos simbolizam a fertilidade da presença de Deus em nós. Os frutos são a marca do cristão, são os frutos que nos configuram a cristo, que nos assemelham a ele.  (cf Lucas 6,43-45)  Corremos o risco de sermos cheios de carismas mas ausentes de frutos (Mt 7,21-23), o Senhor fala aqueles que realizam obras extraordinárias “ Eu não vos conheço” isso porque seremos reconhecido pelos frutos, que são sinais de nossa santificação.

2.2- Para termos em nós os frutos do Espírito precisamos: Estar unido a Jesus, como o ramo ao tronco: (Jo 15,2-5)

Alguns elementos que devemos permanecer:

1- Vida de oração, 2- docilidade ao Espírito Santo, 3- obediência a palavra e 4- vida de comunidade.

É interesse do Senhor que nós produzamos frutos. ( cf Jo 15,16)

2.3- Quais os frutos que o Espírito do Senhor tem para nos dar?

Encontramos uma lista desses frutos em (Gálatas 5,22-23) O fruto do Espírito, porém, é: amor,

alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio.

Contra estas coisas não existe lei.

03 – Carismas: Através de nós 

São graças dadas aos cristãos para construirmos a Igreja (1 Cor 14,1). Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito, principalmente à profecia.

Através dos carismas, temos a oportunidade de sermos canais do amor e do poder do Espírito para abençoar os nossos irmãos. (1 Cor 14,25) os segredos de seu coração ficarão manifestos e, então, ele, prostrando-se com o rosto em terra, adorará a Deus e proclamará: “Verdadeiramente, Deus está entre vós”.

Os carismas são ferramentas poderosas na evangelização, autentificam a pregação é revelam que Deus esta vivo (cf Mc 16,20)

Tudo que nós fazemos a serviço da Igreja se torna um carisma porque é potencializado pelo Espírito Santo constrói (cf 1 Pd 4,10-11).

O Senhor quer nos capacitar, nos encher do Espírito Santo nessas duas dimensões, pelos frutos e pelos carismas, só precisamos estar unidos a Jesus para dele recebermos toda graça.   Vamos reunir em cenáculos de 4 pessoas e vamos orar impondo as mãos.

Continua… segue o link

Leave a Reply


3 + 7 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas