Qual foi o primeiro pentecostes: O de Lucas ou João?

Qual foi o primeiro pentecostes: Na sala quando estavam com as portas fechadas com medo dos Judeus , ou no cenáculo no dia de pentecostes? (cf João 20.19-22 ou cf Atos 2,1-4).

Antes de responder essa questão, precisamos compreender que hoje o pentecostes é perene.

O que é o pentecostes perene?

É a efusão permanente do Espírito em nós: “E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, que ficará para sempre convosco: (João 14,16).

Vamos analisar na sagrada escritura que o Batismo no Espírito Santo era normativo, perene na vida dos Cristãos da primeira hora, todas as vezes que eles se ajuntavam para rezar acontecia um novo pentecostes:

Assim foi no dia de pentecostes  (cf Atos 2,1-4) Quando chegou o dia de pentecostes…, todos ficaram cheios do Espírito Santo.

Nas primeiras perseguições (Atos 4,8) Pedro diante do sinédrio estava cheio do Espírito Santo. Na oração da comunidade ameaçada (Atos 4,23-24 a, 31) “Terminando a oração todos ficaram cheios do Espírito Santo” entre outros sucessivos pentecostes na vida da Igreja primitiva. Alias o Papa Paulo VI em 1966 escreveu que o Espírito Santo é a maior necessidade da Igreja.

  Mas no plano de Salvação o Espírito Santo nem sempre foi perene da vida do homem (João 7,39) Ele disse isso falando do Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele; pois não havia ainda o Espírito, porque Jesus ainda não fora glorificado.

Ainda não havia o Espírito? O que João quer nos revelar?

Existiu um espaço de tempo entre a encarnação do verbo e pentecostes, nesse espaço de tempo o Espírito Santo não poderia ser dado. 

Cabasilas ensina que: Entre nós e o Espírito Santo existia um duplo muro de separação: o da natureza e o da vontade humana corrompida pelo pecado.  Por isso Paulo vai diz: “Que Todos pecaram e portanto estão privados da gloria de Deus” (Romanos 3,23) . A glória de Deus é o Espírito Santo derramado nos corações de forma permanente.

Esse duplo muro de separação foi destruído de duas maneiras:

O primeiro pela encarnação do verbo. Santo Irineu ensina que: O Espírito devia primeiro habituar-se a abitar entre os homens, para depois santificar toda humanidade. Assim o Espírito Santo desceu primeiro sobre Jesus, e sobre Jesus que não pecou o Espírito pode descer e permanecer (cf João 1,33)  Na vida de Cristo o pentecostes é perene.

Segundo pela glorificação de Cristo:

O que impedia o homem de receber o Espírito Santo?

O pecado, na cruz cristo é glorificado, na cruz cristo destrói o murro do pecado…  Retirando todos os obstáculos nada mais impedia o homem de receber a efusão do Espírito Santo sobre toda a carne, porque o derramamento do Espírito Santo não é mérito de santidade humana, mas da graça de Cristo.  Aleluia!

Por isso o pentecostes perene se da em duas dimensões:

1º Para João na cruz (João 19,34) “mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água”.

Sangue para perdão dos pecados, depois a  água ( Espírito Santo) para santificação da Igreja. Para João a Igreja nasce aos pés da cruz e assim o Espírito Santo pode ser dado “Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo”. ( João 20,22). 

2º Para Lucas em pentecostes. 

Por que a glorificação abrange não só a morte e ressurreição, mas a exaltação de Cristo a direita do Pai.  (Atos 2,33) E agora, exaltado pela direita de Deus, ele recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai e o derramou, como estais vendo e ouvindo.

O catecismo no par. 667:  Jesus Cristo, tendo entrado, uma vez por todas, no santuário dos céus, intercede incessantemente por nós, como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo.

Por isso para nós o pentecostes sempre será perene  estamos vivendo os últimos dias  (cf Atos 2,17) o Espírito Santo é derramado para todos aqueles que lhe desejarem e pedirem. Não fique de fora dessa graça, volte seu coração para Jesus em oração e peça com fé. Aleluia!

Leave a Reply


7 + 8 =


Open chat
Pular para a barra de ferramentas